segunda-feira, 21 de abril de 2014

Transferência de Mandaguari(Scaptotrigona Postica) para Caixa Racinal.

Hoje (21/04/2014) criei coragem, peguei os materiais, convidei meu irmão para ajudar e fui finalmente tirar minhas queridas mandaguaris de uma caixa modelo nordestina, muito velha e acabada, segundo o antigo dono elas foram colocadas nesta caixa no ano 2000 ou seja, 14 anos na mesma caixa, já estava mais do que na hora.
Caixa Antiga
Ao abrir a caixa me deparo com um grande acúmulo de mel e pólen, dificultando a retirada do ninho sem derramar mel ou furar potes de pólen, retirei apenas um lado dos potes, ai sim consegui tirar os discos de cria, a rainha estava lá muito bonita e jovem, creio que tenha sido formada a pouco tempo, foi transferida junto ao ninho, quero deixar claro que não se deve colocar nem mel nem pólen na caixa apenas o ninho, cera, uma potinho com xarope e no decorrer dos dias só se precisar armadilha para os forídeos, como o ninho não foi amassado nem danificado espero não ter problema com eles.
O enxame estava muito forte, com um ninho grande e bonito, um grande número de campeiras, pela falta de experiência perdi muitos filhotes, que não souberam voar de volta a colmeia pois nunca haviam voado, capturei o máximo que consegui com o sugador de abelhas(depois ensino a fazer um).
Recomendo também colher o mel que esta nos potes superiores antes de mexer no ninho, para não haver tanto derramamento de mel.
Depois de acomodar o ninho, colocar um pouco de xarope e deixar um pouco de cera para elas começarem os reparos, coloquei o acetato, e depois fechei, infelizmente não consegui colocar o canudo novo local, então o amassei e coloquei na entrada, para sinalizar as campeiras e ser usado para criar o novo canudo.
A nova caixa mede 20x20x9.
Foram precisos alguns aparatos especiais kkkkkk, chapéu com véu e camisas de manga longa, mandaguari é bixo valente kkkkkkkk
Farei um tutorial ensinando a fazer esse chapéu.


Meu irmão, ajudante corajoso, não é qualquer um que enfrenta as mandaguaris.
 
Mel e pólen ,detalhe do ninho atrás.









 Recolhendo as campeiras.




Agradeço aos meus 3 leitores, e a todos os visitantes pela visita.
Todos os dias estarei postando o desenvolvimento do enxame.
Reryson Colares




6 comentários: