terça-feira, 25 de março de 2014

As mais Novas Moradoras do Pedaço...Uruçu Amarela(Melipona Rufiventris)

Já fazia um tempo que tinha comprado de um conhecido meu no interior, um tronco com essas tais uruçus dentro, mas só havia as visto por foto, ontem resolvi ir busca-las e olha...De perto são bem mais bonitas, acho que são as abelhas mais lindas que já vi, o enxame esta extremamente forte.
O único problema que tenho enfrentado é o calor, como a região que elas estavam era serra o clima era bem mais ameno, já aqui não parceiro, aqui o calor é violento hehe, o tronco esta com grossas camadas de geoprópolis formando o batume grosso, impedindo a entrada de ar e frio, assim era lá, aqui não, assim que chagaram já foram logo tratando de abrir o grosso batume, em alguns lados até já conseguiram, mas no lado maior o negócio é mais difícil rs.Fico preocupado com medo de perder o enxame, creio que terei de transferi-las logo, se não as perderei.

Deixo aqui as fotos e um pequeno vídeo mostrando o tronco...





Nessa Foto vemos elas trabalhando para abrir a grossa camada de batume.



Vídeo...

...Reryson Colares




Um comentário:

  1. poderia me dizer de quem você pegou esse enxame? se for so sudeste poderia me passar o contato? obrigado

    ResponderExcluir