domingo, 13 de abril de 2014

Alimentador Coletivo de PVC para Abelhas Nativas

Esses dias em um grupo do face um usuário enviou este modelo de alimentador externo e coletivo, então pesquisei melhor e achei o seu nome, "Alimentador Liebert".
Informações no blog Meliponário Capixaba.
As vantagens desse alimentador é que, não ocorre afogamento, afinal as abelhas só beberão o xarope pelos furos, sem poder entrar, sem falar que pode ser feito por qualquer um, o F.V.M é arte...
Evita derramamento, pode ser colocado em qualquer lugar...
A base é muito simples, acho que da pra entender o funcionamento hehe.


Para confeccionar este modelo em PVC é necessário:
  • Cano PVC de 20 ou 25 mm, eu uso de 25 mm mas para espécies menores ou por sua escolha pode ser de 20 mm mesmo.
  • Cotovelo PVC com a espessura escolhida.
  • Tampa lisa PVC com a espessura do cano escolhida.
  • Adesivo plástico de PVC para cano rígido.
  • Garrafa pet com a litragem referente ao número de enxames.
  • "Cola Maluca", Araldite ou Durepoxi, o que você achar melhor, eu uso a "Super Bonder" mesmo.
  • Furadeira ou ferro de solda.


A montagem é simples, corte um pedaço de cerca de 18 cm do cano, lixe as pontas.
Em seguida cole o cotovelo em uma das extremidades, na outra a tampa lisa, depois de uns 30 minutos prossiga a montagem.
Faça um furo na tampa da pet, não muito grande cerca de 1/2 da tampa, se ficar muito grande a perda de pressão e derramamento do líquido.
Cole a tampa de pet no cotovelo de PVC, espere secar bem.
Agora vem a hora de fazer os furos no cano, pegue uma caneta e uma régua para ajudar a fazer uma linha reta e mais alinhado possível, tem que ficar bem no meio do cano, pois caso fique muito inclinado haverá derramamento, depois escolha o espaçamento entre o buracos, pode ser 0,5 cm ou 1 cm fica a seu critério, agora faça os furos com a furadeira ou ferro de solda, 3,0 mm ou 3,5 mm é suficiente.
Pronto!Agora é só testar, se encontrar algum vazamento é só reparar.


Espero ter ajudado a alguém.
Att Reryson Colares

4 comentários:

  1. Parabéns pela forma didática da discrição de como confeccionar o alimentador, importante lembrar se for usar para ápis com recipiente maior 2 a 5 litros o mesmo tem de ser de vidro, pois o volume maior de xarope aumenta a pressão e faz a pet encolher causando derramamento do xarope. Obrigado pelos créditos da minha humilde invenção, abraço, Cleumar Liebert - SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa que isso mano, me sinto honrado pela sua visita em meu blog, e concordo, quanto maior a garrafa pet mais maleável ela é assim também a pressão, encolhendo-a e deixando o bebedouro ineficiente, por isso caso pense em maiores litragens é necessário um recipiente de vidro.
      Abraço.

      Excluir
  2. não precisa ser de vidro: utilize aquelas garrafas pet retornáveis; elas são mais grossas e não "amassam", ou seja, não derramam.

    ResponderExcluir