quarta-feira, 12 de março de 2014

A Pequena Abelha Iraí

Abelha Iraí(Nannotrigona Testaceicornis), pertence a tribo das trigonas, ou seja, precisa de uma célula real(realeira) para que nasça uma princesa e enxameei.
As colônias tem cerca de 2.000 ou 3.000 abelhas.
As iraís constroem um canudo de entrada e saída da colmeia de cerume que é fechado durante a noite, são abelhas totalmente mansas, jamais atacam o meliponicultor, pelo contrário, basta um movimento brusco perto da colmeia e as várias sentinelas adentram a caixa.
As crias desta espécies na grande maioria das vezes o ninho é helicoidal, mas já vi em alguns blogs dizendo que elas também fazem sobrepostos, revestido com um invólucro de cerume, aqui como é quente esse invólucro é quase inexistente.Elas também produzem um batume muito duro e difícil de quebrar quando esta muito desenvolvido dificultando a divisão, mas não impossibilitando, a transferência de troncos também é bem complicada, precisando de muito cuidado com a rainha e crias.
É uma ótima polinizadora, mas produz pouco mel cerca de 300gr por ano, já produção de pólen é maior, mas também não é possível compara-la a uma mandaguari.
Não é uma abelha para fins lucrativos a não ser que se desenvolvam projetos de polinização na agricultura orgânica.
Tenho utilizado a caixa tipo INPA para as mesmas, com as medidas de 14x14x9 medidas internas 10x10x9(comprimento x largura x altura).
Se adaptou muito bem a vida urbana, não sente muita dificuldade em achar alimento, ainda que nesta época seja preciso fornecer xarope a entrada de néctar e pólen é perceptível.

Caixa recém transferida de tronco ainda construindo o canudo

                                                            

                                                              Detalhe de uma abelha


                                                                    Iraís em tronco

Detalhes do ninho e da rainha mais ao fundo

Rainha dando as "ordens" e abelha preparando o mingau larval.



4 comentários:

  1. Olá,amigo Reryson!

    Parabéns pela criação do blog!!Com certeza,esse será mais um ponto de encontro dos amentes das abelhas nativas do nosso país e até do mundo...

    Abraço!
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mestre Paulo Romero, farei o possível para ajudar a todos, e claro divulgar a meliponicultura no Brasil e quem sabe no mundo.

      Grande Abraço!!
      Reryson Colares

      Excluir
  2. Pq ela fica jogando várias abelhas morta ou poucas ainda com vida e sao meia diferentes com o abidomes com listra finas branca não é direto mais acontecer?

    ResponderExcluir